03/12/2011

MCs ESTIVERAM EM BENGUELA PARA ESTAREM NO OKUPAPALA

DEPOIS DE TEREM VIVIDO A REPRESSÃO EM BENGUELA, VIVEM A REPRESSÃO DE 3 DE DEZEMBRO EM LUANDA

Pessoal jovem, cheio de sonhos e expectativas, animados e com vontade de marcar bem a areia por onde passam, chegaram ao Lobito, dentro do OKUPAPALA, pela primeira vez a 9 de Novembro.


O grupo, nessa altura, apanhou a primeira chicotada da repressão em Benguela. O governo tinha retirado a escola José Samuel do B.º da Lixeira/27 de Março onde teria lugar, a 10 de Novembro, um debate: "O Papel do Hip Hop na Construção da Cidadania em Angola." Como ninguém é de desisitir, adaptou-se um espaço perto do campo de futebol do bairro.

Como um mal nunca vem só, eis que dois indivíduos arremessaram pedras e puzeram-se em fuga. O vidro da viatura da Rosalina Expresso ficou quebrado. O segundo comandante da polícia apareceu imediatamente (dizem alguns que em menos de 5 minutos) e tentou acabar com a actividade. Segundo ele, por falta de segurança.
O indivíduo que se encontra do lado esquerdo da foto (não sabemos quem é) decidiu trazer esta criança dizendo que foi ela quem atirou as pedras. Até quando vamos violar os direitos das crianças? Quem é este indivíduo? A OMUNGA apresentou queixa mas ainda não foi chamada, porquê?

Aqui temos o segundo comandante municipal da polícia do Lobito a "tentar" demontrar que não havia segurança e por isso dever-se-ia acabar com a actividade. É outro meu amigo! Este do tempo em que eu andava no Chongoroi. Tempos difíceis (para todos?).

O segundo golpe do sistema foi a proibição do espectáculo para a Damba Maria para 11 de Novembro. Aí, houve outros condimentos. O regime interviu junto dos patrocinadores. A Cuca, foi a primeira e a mais arrogante, violenta, baixa, reles, ao exigir a saída à força sem quaisquer condições do pessoal,do local onde estava alojado em tendas. Lembramos que a Cuca ocupa um espaço na praia da Restinga. O meu amigo Jorge Arrulo, teve mesmo que mostrar a arrogância a partir de Portugal, coitado! Tal foi o medo de perder o ta"ch"o e o trabalho! Encorajamo-lo, a ele, como à Cuca a persistirem nestas exibições de palhaçada. Por isso, meu amigo Jorge Arrulo, sempre nas calmas, a panela vale mais que a dignidade (e a amizade!).

Aqui temos o "Fredy", filhote da Teresa Costa, ou melhor, a FM Produções, animadíssimo a dar explicações, sobre o OKUPAPALA, a, nada mais nada menos, que ao representante da UNITA em Benguela. Aqui os coitados, da FM Produções, ainda não tinham sido apertados. Por isso vale a pena vermos a coleção de fotos do "Fredy", ou FM Produções. Simplesmente lindas....

O pessoal resisitu e decidiu ali ficar por mais algum tempo, mesmo contra os gritos histéricos dos assustados. A FM Produções, da minha amiga Teresa Costa, foi outra que preferiu vir ao terreiro e mostrar a serventia. Servir é o que é preciso. Daí que, abandona o barco da organização do OKUPAPALA. Não abandona com dignidade e respeito, nem pensar! Para grande decepção minha, a minha amiga Teresa Costa abriu a goela para quem quiz ouvir e mostrar que não se mete em política. Não se mete com arruaceiros! O filho dela, o Fredy, numa exclusiva demonstração de falta de educação e de baixesa impar, deu o ar da sua "des"graça. Mas quem não aguenta tudo isto, estando, como nós, nestas lides de sermos honestos, justos, coerentes e livres?

Ia o OKUPAPALA a começar! Chegou a vez para que a polícia impedisse o show da Catumbela marcado para 12 de Novembro. Ninguém é lento! Ninguém queria ficar sem cantar. Dando fintas à polícia, conseguiu-se montar o palco num descampado perto do B.º da Santa Cruz. à noite, à pressa, montou-se o som, a iluminação e o povo veio. O pessoal desembarcou do hiace azul e branco e rapidamente ocuparam a noite com mensagens. A polícia veio. Intimidou! Avisou! Exigiu que se parasse, mas ninguém quiz parar e a festa continuou. Tinhamos ganho a primeira grande batalha. No dia seguinte o pessoal regressou a Luanda e a Cabinda.

Mas OKUPAPALA é brincar. Brincar com coisas sérias. Por isso voltou a organizar nova ronda de espectáculos e outras actividades com os rappers. Infelizmente já não dava para movimentar os companheiros de Cabinda. Vieram os de Luanda.


A 29 de Novembro, o grande show animou a comunidade do 16 de Junho. Um gueto construido por tendas pela Administração Municipal do Lobito. Gente desrepeitada que luta pelo seu chão! Antes disso, os rappers passearam pelo Lobito e Benguela e tiveram um encontro com jovens no B.º do Santa Cruz.

Mas esperava a Catumbela. O show está marcado para o dia 30 de Novembro. Tudo se organiza mas a polícia desorganiza (o rosto do sistema). Primeiro o comandante municipal da polícia da Catumbela. Depois, os policiais do comando municipal da polícia do Lobito. Como estratégia repetida, envolvendo pessoal à paisana (civis? mercenários? sinfos? militantes? quem?). O grupo decidiu avançar com o espectáculo mas o comandante Diamantino resolveu "levar" a chave do gerador!

O pessoal, antes de regressar a Luanda para participar na manifestação que seria reprimida a 3 de Dezembro em Luanda, ainda tiveram um encontro com jovens da comunidade do B.º da Lixeira, durante a noite e envolvido em muita emoção. Afinal ser jovem é acreditar que é capaz de mudar.

Um pequeno cheirinho da estadia em terras benguelenses dos cambas de Luanda. Estamos juntos e nunca iremos desisitr. O mundo é de quem acredita na utopia! Por isso sonhamos com um mundo melhor!

3 comentários:

Unknown disse...

epa eu não queria chegar até a este ponto mas ja que pediram,assim será.
o projecto "OKUPAPALA",foi producido em portugal pelo antonio e meirinho mendes que acharam melhor o "OMUNGA" ser a produtora do projecto porque já têm contacto com os bairros aonde seria as actividades culturais como teatro, musica,pinturas,artes plasticas etc.....e NÃO OUVE NADA DISSO.
o zé tó patrocinio director ou fundador da ONG "OMUNGA" manipulou-nos a todos convidando artistas que não estavam convidados,a FM quando foi comunicada sobre esse evento era para co-produzir o projecto mas acabou por fazer quase tudo,eu como produtor da FM arrajei um espaço da cuca como patrocinio para fazermos um acampamento para os convidados por serem muitos e não haver hoteis,os primeiros a chegar foram alguns jovens de luanda que vinham para cantar e fazer algumas palestras sobre "qual a importancia do hip-hop na sociadade"que não houve e nem se quer falaram sobre o hip-hop,convidaram sem eu saber e só soube depois de ver uma entrvista no jornal O PAIS um jovem que é ou era o secretário da unita e é ai que aparecem 3 homens da unita para agradecer a presença dos jovens há provicia,eu não sem o porquê dos agradecimentos,mas tive que ir falar com os senhores e esplicar um pouco do projecto que é normal para não acontecer este tipo de coisas,agora não sem como é que uma ONG tem colaboração com partidos,é um pouco estranho,mas continuem a fazer o meu trabalho,dia seguintes eu fui com uma das bandas convidadas até a ndanba maria para eles fazerem um show,a banda era a banda next uma banda que ja esteve ca na privicia varias vezes e chegamos lá e não havia condições para atuar entao eu levem-lhes ate benguela e atuaram no restaurante ferro-velho.
ai recebo uma chamada a dizer que os jovens acampados no espaço da cuca estavam a fazer o que eles fazer melhor revolução,que não é a imagem do projecto e o zé tó estava pouco se importar sobre essa situação ele até ria na minha cara quando eu lhe disse antes desses jovens serem convidados que isto ia dar BUMMM,o projecto era cultural para levar ao povo um pouco de animação,já estamos todos cansados de revolta,mas não me ouviram,entam aconteceu que eu tive que me retirar deste projecto porque é a minha empresa em jogo.Quando entrem era um projecto social e cultural e passou para algo muito mais agressivo.porem essas fotos no vosso blog não me faz mal o que faz mal é manipular as pessoas que haverá algo cultural e nada haver,foram convidados só no lobito e benguela mais de 20 artistas muitos grupos de teatro quer não fizeram nada porque o OMUNGA dicidiu fazer mais uma das deles.......meus senhores não tentem comigo ia senão será uma guerra sem fim,eu falo de 3 pessoas zé tó,secras e jess....foram voces que estragaram este projecto e mais,quando fomos chamados pelo director da cultura na provincia o ´zé tó como produtor estava escondido em casa e é amigo de todos os homens do mpla poruqe ele já foi um deles,e agora recebe dinheiro de outra empresa no estrageiro para ajudar o povo e só bebe e droga-se.eu de més a més vou a um bairro chamado lixeira que tem uma tentas onde vivem lá muitos jovens que por ventura o OMUNGA é que estaria a tomar conta deles e o que eles me dizem é que nunca viram o zé tó lá, nem nunca receberam um kilo de arroz pelo menos.
foi triste um projecto tão bonito acabar desta maneira por causa de 1 ou 2 pessoas,espero que nunca apareçam a minha frente poRque eu nÃO VOU CHAMAR A POLICIA e já mostrei que não é preciso eu proprio trato do assunto.......muito obrigado ao zé tó e ao secras e jess e cuidado por onde andam......paz Freddie Mendez

Unknown disse...

Freddie Mendez
isto é uma brincadeira,filhos da puta para todos estes gajos que trabalharam comigo no OKUPAPALA sabem porquê,porque não têm colhões para falar na cara e vêm aqui nos blogs e sites armados em fortes,meirinho problemas há muitos e vocês têm mais do que eu,vêm de fora a pensar que iam viver vidas largas e enganaste pessoas que estava tudo sobre control e tudo teu boom,aonde é que foi os teatros e co...ncertos para alêm da banda next atuar no hotel terminus e o senhor zé tó tentar agarrar um dos musicos nas tentas,isto é que chamas cultura,eu chamo loucura porque eu avisei a minha mãe que isso não ia dar certo por conhecer muito bem as pessoas envolvidas,eu só peço as pessoas que andam a escrever merdas para terem cuidado porque se ELES SÃO REVOLUCIONARIOS...............EU SOU A REVOLUÇÃO EM PESSOA E FORAM SE ARRAJAR O MAIOR PROBLEMA DAS VIDAS DELES EM QUEREM ME FUDER E EU A VER........PAZ FREDDIE MENDEZ

Unknown disse...

Freddie Mendez
isto é uma brincadeira,filhos da puta para todos estes gajos que trabalharam comigo no OKUPAPALA sabem porquê,porque não têm colhões para falar na cara e vêm aqui nos blogs e sites armados em fortes,meirinho problemas há muitos e vocês têm mais do que eu,vêm de fora a pensar que iam viver vidas largas e enganaste pessoas que estava tudo sobre control e tudo teu boom,aonde é que foi os teatros e co...ncertos para alêm da banda next atuar no hotel terminus e o senhor zé tó tentar agarrar um dos musicos nas tentas,isto é que chamas cultura,eu chamo loucura porque eu avisei a minha mãe que isso não ia dar certo por conhecer muito bem as pessoas envolvidas,eu só peço as pessoas que andam a escrever merdas para terem cuidado porque se ELES SÃO REVOLUCIONARIOS...............EU SOU A REVOLUÇÃO EM PESSOA E FORAM SE ARRAJAR O MAIOR PROBLEMA DAS VIDAS DELES EM QUEREM ME FUDER E EU A VER........PAZ FREDDIE MENDEZ