05/04/2012

MEU DESABAFO COM BORNITO DE SOUSA: DE QUE MPLA ESTAMOS A FALAR? DO MEU?

Amigo Bornito de Sousa, entro na sua página para os desabafos que só a vida nos trás.

Acredito que o senhor quer democracia. Por várias razões me levam a acreditar nisso. Pelo menos, por nos responder, mesmo que seja esporadicamente, às mensagens que lhe deixamos no facebook, na sua página. Mas quero ir mais além! E fazer-lhe perguntas, se calhar, mais arrojadas, esperando de si, respostas tão arrojadas, quanto as perguntas que lhas faço. Então esta conversa, aproveito-a, não apenas para colocá-la no seu facebook, que pode não obter resposta, mas colocá-la noutros espaços, tantos quantos se me oferecerem!

Porque nos querem calar? Nós os que não nos deixámos nos absorver pelo simples obrigar de fazermos parte? Dos que questionamos? Dos que achamos que também pode ser diferente? Dos que deixámos de fazer parte, como eu? Eu deixei de fazer parte! E agora fico questionando: Eu é que deixei de fazer parte ou isto é que deixou de ser o que eu acreditei enquanto faço parte?!

Quem está enganado? Eu que acredito nos estatutos do MPLA onde me forjei, ou isto que vemos de repressão contra nós próprios? A repressão contra as greves, as manifestações, as associações? Não era isto que aprendemos enquanto cidadãos do MPLA! Não era isso! Que MPLA era afinal que me levou a ver o meu irmão morrer em nome de que ideal? Contra os inimigos? Que inimigos?

E se eram inimigos, na altura daquele confronto, que inimigos temos agora no governo, do MPLA, contra nós, que crescemos no MPLA? Porque simplesmente não nos calamos nesse fingimento? É mentira que os filhos do presidente da República estão ricos? Me diga amigo Bornito de Sousa?! Quer saber como está a viver a minha mãe? E sabe quantas mães vivem da miséria de verem os “poucos” a se divertirem em ficarem ricos?

Diga, dentro do MPLA, onde eu cresci e faço parte (ou me excluíram?) que não é isto?!

A aliança operário-camponesa, o poder popular, a justiça para todos continuam a ser, não slogans, mas verdadeiras bandeiras de luta e de conquista.

Sabe o que nos fazem agora? Se está alheio aos noticiários, para além das conquistas do arquitecto e do governo, para além de nos proibirem manifestarem, usam milícias para nos agredir! Sabia disso? Então lhe confirmo! Utilizam a TPA para fazer a publicidade dessas melícias, sabia? Então lhe digo! Utilizam os tribunais para nos criminalizar! Sabia disso? Então lhe digo! Quer ver a quantidade de panfletos em que me denigrem? Eu lhe mostro os que me ameaçam. É o mesmo MPLA onde eu me criei que me ameaça desta maneira? Eu, quando era miúdo, tinha medo de outros, não do MPLA! É o MPLA que me ameaça ou é quem afinal?

Sei, que, pela sua inteligência, será capaz de me responder, porque eu lhe exijo essa resposta, ao mesmo nível que fala do comboio que não anda, das escolas que não funcionam, da energia que não vem, nem da  Kapanda, que é falso. Afinal do que é verdade que o amigo Bornito de Sousa fala? Do faz-de-conta? Me responda meu caro amigo!

A Ministra da Justiça vai fechar a OMUNGA? O meu caro colega Isaac dos Anjos vai utilizar o Tribunal Provincial da Huila para condenar 9 professores? Enchemos de balões as ruas e vamos buscar gente séria como cantores importantes, para assustarmos o país como se estivéssemos em ameaça de guerra? Quem quereria guerra? Eu???! Me dê paciência! Peça para parar dentro do nosso MPLA com essa linguagem! Podemos todos falar do nosso tempo e da nossa vivência! Não nos usem mais! Não nos assustem mais! Chega! Me mostrem que os ricos que agora se criam estão de acordo aos Estatutos do MPLA! Me mostrem, Bornito de Sousa, que o MPLA veio para promover essa riqueza de alguns, que o meu caro amigo conhece, ou não? Temos que mostrar quem ficou rico em todo este processo? Contra quem nós dizemos BASTA! BASTA!

Podem utilizar a Ministra da Justiça para dizer que a OMUNGA “não está legalizada perante aquele departamento ministerial”! Podem utilizar o tribunal para condenar os manifestantes, os grevistas, para construir o país da vergonha! Quer fazer parte desse rosto de vergonha? De falta de princípios? De que MPLA, afinal, o meu amigo fala? Do que eu falo ou de outro?

Por isso temos POR UMA ANGOLA LIVRE!

2 comentários:

ikono disse...

kota, mto lá! Se esse wí se der ao trabalho de responder já sabemos como vai ser, escudado numa diplomacia de cavalheiros contornando a realidade para não ser forçado a assumir que a sua gang está a violar o livro que ela própria definiu como sendo a regra a seguir! BANDIDOS!

amiltonamor disse...

Caro amigo Jose Patricinio Foi bom ler o teu texto e o seu ponto de vista , são questões pertinentes e muito preocupantes para quem é amigo da democracia do pluralismo e da liberdade de ex-preensão e de comunicarão e da liberdade de pensamento. tal como Conheço o meu caro amigo é professor Bornito De Sousa, ele ira Responder as tuas questões, acredito todos nós cidadão estes País queremos uma Angola Boa e generosa para com Todos Angolanos